Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de fevereiro, 2013

Lombo de Porco em manto de ervas

De um dia para o outro deixar o lombo coberto com água e rodelas de um limão e uma laranja no frigorífico.  No dia da confecção picar 1/4 de molho de salsa, 1 colher de chá de tomilho, cebolinho e estragão, pimenta moída e sal. Misturar tudo e espalhar sobre uma tábua de cozinha. Rebolar o lombo escorrido por estas ervas e selar numa frigideira com um fio de azeite e alho esmagado com a casca.  Até ficar todo fechado e bem colorido do azeite... (sem cor sem sabor)... Depois colocar no forno numa travessa durante cerca de 15 minutos a 240º. Reservar 2 ou 3 minutos e fatiar regando com molho Holandês caseiro. Servir... E Bom Apetite!

Costeletas de porco com molho à café

Batem-se com um maço 4 costeletas de um lado e de outro. Tempera-se com sal, pimenta, sumo de limão. Numa frigideira corta-se às rodelas 3 alhos e junta-se 2 folhas de louro e rega-se com azeite. Quando o alho começar a querer borbulhar juntam-se as costeletas. Tudo em lume bem forte. Ficam cerca de 1 minuto de cada lado, após o qual se retiram e colocam-se numa travessa ou outro recipiente equivalente. Com o molho e em lume brando junta-se um pacote de natas e une-se muito bem, adiciona-se uma chávena de café expresso e deixa-se ferver. Baixa-se um pouco o lume para adicionar uma colher de sopa de molho de mostarda e um cálice de vinho do porto. Rectifica-se de sal e cobrem-se as costeletas com este molho. Ficam assim, simplesmente deliciosas! Bom apetite! E agora vou fritar os meus hambúrgueres porque está a chover... Vou acompanhar com arroz branco e salada de alface...e vinho tinto, claro!

Codornizes grelhadas

À uns dias uma pessoa amiga falou-me numas asas de frango marinadas em azeite aromático e a ideia andou  a vaguear pela minha cabeça, de maneira que surgiu isto...que é bem diferente... Comprei 4 codornizes e abri-as ao meio. À parte aqueci ligeiramente azeite com tomilho fresco bem picado tendo atenção para não deixar aquecer muito...só morno, cerca de 30º mais ou menos. Reservei. Reguei as codornizes com sumo de limão e temperei com o azeite aromatizado, pincelando por todos os lados. Adicionei sal, pimenta moída e alho picado. Fui colocar o carvão a crepitar na churrasqueira e esperei até estar o lume pronto. Grelhei as codornizes e no fim pincelei uma travessa com o restante azeite e coloquei-as por cima e...muito bom! Bom apetite!

Hambúrguer Caseiro

Colocamos todos os seguintes ingredientes num recipiente onde se possa mexer à moda antiga - à mão. 1 Kg de carne de novilho picada 2 fatias de miolo de pão desfeitas em leite 1 cebola média e 2 dentes de alho tudo bem picado 1 ovo Pimenta moída na altura 1/4 molho de coentros picados 1 colher de café de cominhos em pó Misturar tudo muito bem e moldar em forma de bola e depois em hambúrguer com o auxilio de farinha para não pegar. Colocar no congelador cerca de 1 hora, todos separados, para não pegarem. Depois enrolar cada um em película aderente e guardar no congelador até se ter vontade de os fazer...sejam eles grelhados sejam fritinhos...deliciosos sempre. Só colocar sal no momento de confeccionar. Não esquecer!

Pá de porco assada no forno

Começa-se por temperar uma pá de porco com osso e cerca de 1,5 Kg com sumo de um limão e sua raspa e uma laranja. Pimenta em grão e sementes de coentros esmagado, sal, uma colher de café de cominhos, 1/2 colher de café de noz moscada, uma colher de sobremesa de tomilho seco, 4 dentes de alho esmagados e com a casca, 3 folhas de louro inteiras, 2 colheres de sopa de polpa de tomate, uma colher de sopa de salsa seca e 2 copos de vinho tinto. Cortar pedacinhos de laranja e limão e embeber a carne com este tempero todo, tapar e guardar no frio pelo menos um dia, virando a carne uma ou duas vezes. Vai assim ao forno a 120º durante 4 horas. Destapa-se e muda-se a carne para outro tabuleiro, rega-se com azeite, rectifica-se de sal e rega-se também com um pouco do próprio molho e vai novamente ao forno agora a 220º durante cerca de 1 hora. À parte junta-se mostarda e polpa de tomate ao molho e vai a ferver passando a seguir pela varinha mágica. Rega-se assim com este molho ...

Espargos brancos salteados

Só quero deixar aqui um pequeno e singelo apontamento de uma entrada... Mais simples não pode haver... Três alhos laminados, uma mão cheia de pontas de couve flor, uma rodela de pimento vermelho cortado finamente e saltear ligeiramente em azeite. Colocar um franco de espargos brancos escorridos a saltear em conjunto sem mexer muito. No fim juntar um pouquinho de coentros picados e apagar o lume e servir logo. Rápido e delicioso e com uma cor bem agradável.

Frango na brasa

Esta receita não tem nada de mais, mas quis registá-la aqui pelo seu sabor que me agradou tanto a mim como à malta cá de casa. Temperar um frango cortado aos quartos e golpeado com raspa de limão e seu sumo com sal. Reservar enquanto se prepara o restante tempero. Fazer uma mistura com polpa de tomate, coentros, tomilho, vinagre de vinho tinto, molho de soja, azeite e sumo de limão...(foi feito tudo a olho). Mexer tudo muito bem e barrar o frango com este molho, deixando-o assim de um dia para o outro no frigorífico. Grelhar o frango em carvão o mais longe possível do calor para ir grelhando lentamente. Pincelar o frango com o restante molho enquanto for cozinhando. Quando retirar e colocar na travessa regar com um outro molho feito de 2 colheres de chá de polpa de tomate, 2 de azeite, 2 de vinagre de vinho tinto, 2 de molho de soja e sumo de uma tangerina grande. E assim com isto tudo...bom apetite e até outro dia!

Entrecosto aromático

À uns dias atrás comprei cerca de 1 kg de entrecosto para grelhar, mas as intempéries não me ajudaram...bolas tenho que fazer algo em casa, e assim surgiu este entrecosto aromático... Cortar o entrecosto às tiras e parti-las em três. Temperar com um pimento vermelho grande, 1/4 ramo de coentros, 5 alhos tudo cortado grosseiramente, uma colher de chá de açafrão, sal e sumo de 2 laranjas e 1 limão grande. À parte aquecer 1 colher de sobremesa de pimenta em grão e outra de sementes de coentros, 3 folhas de louro, 1 cravinho e um pau de canela...para deixar o perfume dos ingredientes sobressairem. Juntar tudo à carne e deixar repousar pelo menos 1 hora. Numa frigideira aquecer azeite e banha em partes iguais, juntar a carne e ir fritando. Quando estiver quase pronta juntar 1/2 copo de vinho branco, retirar o pau de canela e juntar as batatas aos cubos previamente cozidas. Unir bem e deixar a namorar na frigideira. Apagar o lume e regar com sumo de limão e coentros frescos corta...