Avançar para o conteúdo principal

Açorda de ovas de bacalhau

Cozer cerca de 300 gr de ovas bem cozidas com sal e 3 rodelas de limão. Após levantar fervura deixar cozer cerca de 15 minutos mais ou menos. Retirar da água e reservar até arrefecer um pouco para cortar o saco envolvente e cortar metade delas em pedaços enquanto o restante se esfarela muito bem.

Num tacho leva-se a fritar ligeiramente 7 dentes de alho esmagados e fatiados em azeite findo o qual se junta o miolo de um pão caseiro cortado em pedaços muito pequenos tradicionalmente à mão. Quando o pão estiver ensopado quase a gordura toda adiciona-se a água de cozer as ovas mexendo sempre deixando o pão sempre líquido. Quando o pão estiver numa espécie de papa junta-se as ovas e mexendo muito bem deixa-se incorporar todo o sabor. Nunca deixar secar a açorda...


Rectifica-se de sal e pimenta e acrescenta-se um punhado de coentro bem picados e rega-se com um pouco de vinagre de vinho branco e desliga-se o lume. Repousa cerca de 5 minutos e serve-se.


Bom apetite!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tripas de porco grelhadas

Lavar muito bem por dentro e por fora 1 kg de tripas de porco e esfregar muito bem com limão. Levar a cozer na panela de pressão com um pouco de sal até elas estarem bem cozinhadas e macias. Deixar arrefecer e levar à grelha com carvão bem quente e em brasa e grelhar até ficarem tostadinhas. Retirar e temperar imediatamente com sumo de limão, azeite alho picado, pimenta preta e coentros picados. Mexer bem e servir logo. Bom apetite para este delicioso petisco!

Espinhaço de Porco assado no forno

2 kg de ossos do espinhaço do porco temperados com sal e pimenta preta num tabuleiro de ir ao forno, 4 batatas grandes aos cubos, um punhado de salsa picada, 2 dentes de alho laminado e 2 folhas de louro, uma colher de chá de pimentão doce outra de tomilho seco e por fim rega-se tudo com azeite e mais um pouco de sal em cima das batatas. Vai ao forno a 180 graus durante cerca de 1 hora virando uma ou duas vezes a carne. Depois aumenta-se para 200 graus mais uns minutos até as batatas estarem assadas e macias por dentro. Bom apetite!

Cabeça de Javali assada no forno

A cabeça de javali é aberta ao meio e fica numa marinada de vinho tinto e vinho branco espumante, 1/2 ramo de salsa cortada grosseiramente, um pouco de cebolinho, sal, pimenta, 1 cenoura grande às lascas, 1 cogumelo grande aos bocados, sumo de um limão e de uma laranja e mais um limão e laranja cortado aos cubos. Uma haste de alecrim, uma colher de sopa de pimentão doce. rega-se com molho de soja e alho esmagado com casca. Fica assim num alguidar tapado com película aderente de um dia para o outro...ou dois dias que ainda fica melhor. No próprio dia corta-se cebola aos cubos e uns dentes de alho esmagados sem casca e rega-se com azeite. Por cima coloca-se a carne e rega-se com a marinada e mais um pouco de azeite. Tapa-se com papel de alumínio e vai uma hora ao forno a 200º. Rega-se com o próprio molho e deixa-se destapado a 200º durante mais uma hora. Bom apetite!