Avançar para o conteúdo principal

Formigos

Hoje à tarde, lembro-me de ter ouvido falar em formigos, e eu na minha parca sabedoria recordo-me de um doce típico que penso ser do Gerês...e depois do jantar fiz a minha empreitada:




Foi retirada da internet, mas tem umas adaptações minhas como não podia deixar de ser....hehehe
A foto é mesmo minha e está fresquinha, digo quentinha pois tinha acabado de a fazer, agora está a refrescar no frigorífico.

Coloquei 3dl de leite meio gordo e 2,5dl de água com 250 gr de açúcar mais uma casca de limão e um pau de canela num tacho ao lume. Mexi muito bem até dissolver o açúcar e deixando ferver uns 3 minutos, após os quais retirei o pau de canela e o limão. Juntei 5 ou 6 fatias de pão cortado aos bocados pequenos, 2 colheres de manteiga, um cálice de vinho do porto e mexi muito bem até o pão ficar mais ralo. Retirei do lume e juntei lentamente 4 ovos e 2 gemas tudo bem batido, depois 1 colher de sopa de sultanas, 1 colher de sopa de tâmaras cortadinhas, 100 gr de amendoins picados e previamente torrados e 50 gr de nozes picadas grosseiramente. Levei ao lume para uniformizar e coloquei numa travessa onde polvilhei com canela em pó.

Agora espero por amanhã para provar e verificar se valeu a pena!

Esta receita faz-me lembrar um restaurante na aldeia do Gerês onde comi uma sobremesa onde a base era os formigos...após ter comido costeletas de veado e bem regado com vinho verde tinto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tripas de porco grelhadas

Lavar muito bem por dentro e por fora 1 kg de tripas de porco e esfregar muito bem com limão. Levar a cozer na panela de pressão com um pouco de sal até elas estarem bem cozinhadas e macias. Deixar arrefecer e levar à grelha com carvão bem quente e em brasa e grelhar até ficarem tostadinhas. Retirar e temperar imediatamente com sumo de limão, azeite alho picado, pimenta preta e coentros picados. Mexer bem e servir logo. Bom apetite para este delicioso petisco!

Espinhaço de Porco assado no forno

2 kg de ossos do espinhaço do porco temperados com sal e pimenta preta num tabuleiro de ir ao forno, 4 batatas grandes aos cubos, um punhado de salsa picada, 2 dentes de alho laminado e 2 folhas de louro, uma colher de chá de pimentão doce outra de tomilho seco e por fim rega-se tudo com azeite e mais um pouco de sal em cima das batatas. Vai ao forno a 180 graus durante cerca de 1 hora virando uma ou duas vezes a carne. Depois aumenta-se para 200 graus mais uns minutos até as batatas estarem assadas e macias por dentro. Bom apetite!

Cabeça de Javali assada no forno

A cabeça de javali é aberta ao meio e fica numa marinada de vinho tinto e vinho branco espumante, 1/2 ramo de salsa cortada grosseiramente, um pouco de cebolinho, sal, pimenta, 1 cenoura grande às lascas, 1 cogumelo grande aos bocados, sumo de um limão e de uma laranja e mais um limão e laranja cortado aos cubos. Uma haste de alecrim, uma colher de sopa de pimentão doce. rega-se com molho de soja e alho esmagado com casca. Fica assim num alguidar tapado com película aderente de um dia para o outro...ou dois dias que ainda fica melhor. No próprio dia corta-se cebola aos cubos e uns dentes de alho esmagados sem casca e rega-se com azeite. Por cima coloca-se a carne e rega-se com a marinada e mais um pouco de azeite. Tapa-se com papel de alumínio e vai uma hora ao forno a 200º. Rega-se com o próprio molho e deixa-se destapado a 200º durante mais uma hora. Bom apetite!