Hoje à tarde, lembro-me de ter ouvido falar em formigos, e eu na minha parca sabedoria recordo-me de um doce típico que penso ser do Gerês...e depois do jantar fiz a minha empreitada:
Foi retirada da internet, mas tem umas adaptações minhas como não podia deixar de ser....hehehe
A foto é mesmo minha e está fresquinha, digo quentinha pois tinha acabado de a fazer, agora está a refrescar no frigorífico.
Coloquei 3dl de leite meio gordo e 2,5dl de água com 250 gr de açúcar mais uma casca de limão e um pau de canela num tacho ao lume. Mexi muito bem até dissolver o açúcar e deixando ferver uns 3 minutos, após os quais retirei o pau de canela e o limão. Juntei 5 ou 6 fatias de pão cortado aos bocados pequenos, 2 colheres de manteiga, um cálice de vinho do porto e mexi muito bem até o pão ficar mais ralo. Retirei do lume e juntei lentamente 4 ovos e 2 gemas tudo bem batido, depois 1 colher de sopa de sultanas, 1 colher de sopa de tâmaras cortadinhas, 100 gr de amendoins picados e previamente torrados e 50 gr de nozes picadas grosseiramente. Levei ao lume para uniformizar e coloquei numa travessa onde polvilhei com canela em pó.
Agora espero por amanhã para provar e verificar se valeu a pena!
Esta receita faz-me lembrar um restaurante na aldeia do Gerês onde comi uma sobremesa onde a base era os formigos...após ter comido costeletas de veado e bem regado com vinho verde tinto.
Comentários
Enviar um comentário